Projeto de Reforma – A Importância de Um Profissional Habilitado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
PROJETO REFORMA DIFERENÇA IMPORTANCIA OQUE É COMO FAZER ONDE COMO FAZER VANTAGENS DESVANTAGENS

Reformar uma construção é uma atividade que vai desde mudar apenas um ambiente, até o prédio inteiro. Por isso, ter um projeto de reforma faz toda a diferença.

Pode ser a construção de um segundo andar, quebrar ou construir paredes, diminuir ou aumentar um local. Esse serviço pode ser feito com a finalidade de valorizar um imóvel, para melhorar o conforto e trazer mais qualidade de vida para os residentes, enfim, são vários os motivos.

Além disso, em uma reforma, é possível mudar desde a parte estética, como portas, janelas, cores, móveis, até a parte interna, como encanamento e instalações elétricas.

O Que é Um Projeto de Reforma?

Em primeiro lugar, precisamos compreender o que é o projeto de reforma. Ele pode ser entendido como quase um projeto para a realização de uma nova obra.

Aliás, essa etapa é tão importante quanto todas outras, como o projeto de fundação, projeto estrutural, projeto arquitetônico, e etc.

Enfim, durante a elaboração do projeto, busca-se compreender quais são as reais necessidades dos moradores do local, a configuração ideal do ambiente, assim como o dimensionamento também.

Então, logo após, procura-se unir tudo o que os moradores desejam, com a finalidade de obter a melhor configuração para o resultado final do projeto.

Porém isso demanda um bom tempo, planejamento e investimento. Portanto, é recomendável procurar um profissional habilitado, pois isso é extremamente importante.

Além disso, ele ficará responsável pela realização da obra. Portanto, ele irá auxiliar o proprietário a colocar em prática tudo o que deseja mudar.

Assim como também irá ajudar na escolha dos materiais certos para cada ambiente. Bem como na manutenção dos custos. Além disso, sempre podem surgir problemas e imprevistos, algo que será solucionado pelo profissional, até mesmo evitado.

Muitos acabam subestimando ou se negando a contratar um engenheiro para economizar dinheiro.

Com isso, o proprietário estará sujeito a uma série de problemas futuros. Assim, o que parece barato, pode sair bem mais caro do que se imaginava.

Maquete Eletrônica

A maquete eletrônica é uma parte muito importante no projeto de reforma, pois ela é usada para simular em 2D ou 3D, como a construção ficará. Ela mostra a fachada, e dá uma sensação de estar dentro do ambiente.

Além disso, ela também mostra todos os detalhes internos e externos da construção. Para isso, é utilizado softwares como o AutoCad, o SketchUp, o 3DS Max, o Revit ou o Blender.

Sendo assim, com o uso desses programas, é possível visualizar o modelo antes de começar a obra. Dessa forma, é possível reduzir os casos de alteração no projeto. Afinal de contas, os desenhos podem causar certas confusões.

Portanto, as maquetes eletrônicas contribuem para que tudo possa fluir perfeitamente, desde o início até a conclusão da construção. E uma das suas vantagens é que a maquete permite alteração a qualquer momento.

Além disso, há várias outras vantagens quando se usa uma maquete eletrônica como, por exemplo, economizar recursos e levar menos tempo do que uma planta comum.

Pois o cliente sempre acaba solicitando algumas alterações no projeto. Assim, ao usar a maquete eletrônica, fica mais fácil realizar essas alterações.

O Que é Projeto Em 3D?

Um projeto em 3D consiste em uma apresentação mais detalhada que a maquete eletrônica. Além disso, também facilita a visualização de detalhes como o telhado, as laterais, os móveis, as janelas, as texturas e até o paisagismo. Ou seja, tudo o que possui em uma casa.

Seu uso permite um realismo maior de como a obra ficará, de acordo com que o cliente solicitou. Do mesmo modo, ele também propicia também maior agilidade na hora de realizar as alterações.

A utilização de um projeto em 3D dá inúmeras possibilidades, não só para o idealizador, como também para o engenheiro civil, pois é possível elaborar projetos originais e diferenciados no mercado.

Além disso, ele possui também várias outras vantagens, que incluem:

  • A diminuição de erros;
  • Facilita a visualização, em diferentes escalas, de todas as partes envolvidas no projeto,
  • E também permite a realização de tours virtuais pela obra.

Pode gerar também menos retrabalho. Assim, resulta em menos desperdícios e menos custos. Ainda é possível serem feitos testes de mobília, dos revestimentos e da iluminação nos ambientes internos e externos.

Atualmente, a realidade aumentada vem ganhando cada vez mais força e espaço, seja em atividades de recreação ou até mesmo em obras.

Passo a Passo Para a Elaboração de Um Projeto de Reforma

Confira abaixo quais são os passos necessários para a elaboração de um projeto de reforma:

  • Layout: trata-se da planta baixa contendo a configuração, assim como o layout de todos os ambientes, dimensionamento e posicionamento dos móveis;
  • Projetos técnicos: para permitir a realização da obra civil, arremates construtivos, acabamentos, revestimentos, marcações dos elementos que serão demolidos e/ou construídos, mudança dos pontos hidráulicos, elétricos, assim como os detalhes para o mobiliário fixo.
  • Acompanhamento: esse também é um passo importante em um projeto de reforma. Afinal de contas, é preciso acompanhar, para garantir que os trabalhos estão sendo feitos conforme solicitação. Assim como também é uma etapa importante para sanar dúvidas de fornecedores, realizar as devidas adaptações, e solucionar imprevistos que sempre acontecem.

Enfim, agora que você já sabe o que é e qual a importância de um projeto de reforma, é só contratar um profissional habilitado, com registro em seu conselho técnico (CREA para Engenheiros ou CAU para os Arquitetos), para que sua obra corra conforme o esperado.

Se esse post foi útil, não deixe de compartilhar e de deixar um comentário.

Além disso, caso ainda tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com o Engenheiro Civil de Londrina Gustavo Zampa, e converse sobre sua obra. Ele terá i maior prazer em sanar as suas dúvidas!

Engenheiro Civil de Londrina. Especialista em Estruturas e Patologias de Construção Civil, executa projetos estruturais e de fundação, bem como Laudos, Perícias e Pareceres, além de Execução de Obras. 

Jesus é meu Senhor e reina em minha vida!

Participe! Deixe um comentário.

Assine nossa newsletter

Se cadastre e receba conteúdos relevantes por email.