O Que é Vistoria de Imóveis Para Locação e Como Funciona?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
VISTORIA DE IMOVEIS LOCAÇÃO DIFERENÇA IMPORTANCIA OQUE É COMO FAZER ONDE COMO FAZER VANTAGENS DESVANTAGENS

A vistoria de imóveis para locação, é um processo muito comum, tanto durante uma compra e venda, quanto em uma locação.

Aliás, nesses casos, a vistoria é indispensável. Pois trata-se de tomar precauções para garantir que o futuro imóvel terá condições de ser habitado evitando, inclusive, vários problemas.

Enfim, como trataremos especificamente das locações, veremos que é necessário realizar uma vistoria na entrada do inquilino no imóvel e outro na saída deste.

Além disso, veremos também o que é, qual a finalidade, qual a sua importância, como fazer e quais são suas principais etapas. Do mesmo modo, você também poderá conferir algumas dicas importantes e como garantir uma boa vistoria de imóveis para locação ideal.

O Que é a Vistoria de Imóveis Para Locação

A vistoria de imóveis para locação é o processo de avaliação, onde o vistoriador realiza uma análise completa da propriedade. Para isso, ele se baseia em vários critérios como, por exemplo:

  • Condições estruturais;
  • Acabamento do imóvel,
  • E as condições estruturais da parte elétrica e hidráulica;

Enfim, como dissemos acima, esse é um procedimento indispensável durante a locação do imóvel. Pois garante que, tanto o locador, quanto o inquilino, saiam ilesos de possíveis prejuízos e problemas relacionados ao imóvel.

Assim, os dados reunidos a partir da avaliação do imóvel, darão origem ao laudo de vistoria do imóvel.

Por isso, fundamental reunir todos os detalhes sobre o real estado da propriedade, como a existência de vazamentos, defeitos, rachaduras, pintura, e muito mais.

E, nesse ponto, podemos lembrar da frase muito comum nos contratos de locação, em que diz que o inquilino deve devolver o imóvel nas mesmas condições em que encontrou. Mas, que condições seriam essas?

Portanto, o laudo de vistoria de imóveis para locação tem o objetivo de esclarecer esse ponto.

Enfim, ele é um documento descritivo, e com fotos, como resultado da avaliação. E que pode ser feito antes ou durante a entrega das chaves ao futuro inquilino.

Para Que Serve a Vistoria de Imóveis Para Locação?

Quando chega o final da locação, locador e inquilino se reúnem novamente, e fazem uma nova vistoria do imóvel com o laudo.

No entanto, nessa etapa, eles contam com dois laudos, sendo um do início, e o outro do fim da locação.

Dessa forma, é possível verificar quais foram as alterações no imóvel, quais os danos já existiam e quais foram ocasionados durante a locação, provocados pelo inquilino.

Além disso, mesmo que tenham sido causados pelo inquilino, também é possível avaliar se foi por mal uso, ou se a avaria foi gerada por um desgaste natural.

Enfim, isso é importante pois, com o resultado dos laudos de vistoria de imóveis para locação, você pode apontar o responsável pela manutenção dos danos encontrados na avaliação.

No entanto, apesar disso, existem ainda alguns contratos em que o inquilino fica responsável pela manutenção, independente de haver desgaste natural ou não. Como no caso de pintura, piso de tacos, etc.

Sendo assim, apesar de alguns casos específicos, é o laudo de vistoria que vai determinar o que o inquilino deve reparar ou não. Ou seja, aquilo que é de sua responsabilidade.

Do mesmo modo, isso também demonstra sua importância. Pois garante a segurança dos envolvidos e uma proteção jurídica. Dessa forma, não haverá abusos de nenhuma das partes.

O Que Deve Constar no Laudo de Vistoria de Imóveis Para Locação

Enfim, quando ao que deve constar no laudo, é preciso ter a descrição clara das condições de todos os cômodos da casa, assim como de seus componentes como piso, paredes, portas, janelas, pintura, instalações elétricas, hidráulicas e outros detalhes que ela possuir.

A seguir, veremos algumas etapas do processo de vistoria de imóveis para locação, e do que deve constar no laudo técnico. Além de algumas dicas que você mesmo pode conferir:

Dimensões do imóvel deve constar no laudo de vistoria de imóvel para locação

É importante estar atento a todos os detalhes. Por isso, procure conferir detalhadamente todas as medidas passadas pelo locador com atenção. Assim como a existência de possíveis avarias.

Portanto, se a diferença nas medidas exceder 5%, e demonstrar discrepâncias, o futuro inquilino pode exigir o abatimento do valor da locação, ou até o encerramento do contrato.

Vazamentos e infiltrações

É comum fazer uma nova pintura quando o imóvel é desocupado, com a finalidade de alugá-lo novamente. Então é importante observar a possível existência de manchas, mofo e etc.

No laudo também deve constar do que são feitos (madeira, alvenaria), e as informações sobre a pintura, desde a cor, acabamento, se o local está inteiramente pintado, e etc.

As manchas e marcas de infiltração podem ser causados pela chuva ou por defeitos na instalação hidráulica. Nessa etapa, o futuro inquilino também pode testar, por exemplo abrindo todas as torneiras, observando os encanamentos, etc.

Vale lembrar que todos os problemas que houverem, e passarem despercebidos durante a vistoria, serão passíveis de cobrança do inquilino durante a devolução do imóvel.

Testes de itens de utilização frequente

Existe inúmeros detalhes e acessórios que você observar durante a vistoria de imóveis para locação, como lareiras, churrasqueiras, piscina, jardim, dentre outros.

Sendo assim, é necessário observar e constar no laudo tantos detalhes quanto for possível, com a finalidade de identificar avarias. Feitos os reparos ou caso não haja nenhuma, ambas as partes assinam os documentos, e seguem-se com o andamento da locação.

Enfim, observe itens de utilização frequente, como torneiras, pias, válvulas sanitárias, e etc.

Aqui você deve observar também a parte elétrica, acendendo todas as lâmpadas, e utilizar de um carregador de celular pode-se conferir o funcionamento de todas as tomadas

Importância da mobília

Quando o imóvel possui móveis e eletrodomésticos, também é importante testá-los, a fim de verificar as condições de cada um deles. Dessa forma, preste a atenção em puxadores, dobradiças de armários e estantes, e até na sua marca.

Portas e janelas

O laudo de vistoria de imóveis para locação deve indicar de que materiais são feitos, estado de conservação e pintura. Bem como os trincos, dobradiças, vidros quebrados, etc.

Pisos

Um dos itens mais importantes que devem ser descritos no laudo é o piso. Pois é um dos que mais sofrem impactos durante seu uso, seja com o contato de nossos calçados ou com limpeza.

Então, no laudo deve constar desde o tipo de piso como, lajota, cerâmica, taco, etc., além do desgaste e estado de conservação que, por conta do uso costuma ter com frequência azulejos trincados, por exemplo.

Enfim, esses são os pontos mais importantes em uma vistoria de imóveis para locação. Então, se você é o proprietário ou o futuro inquilino, fique atento à essa questão. Afinal de contas, esse processo garante muito mais tranquilidade para ambas as partes. Bem como evita muitos prejuízos também.

Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo e de comentar!

Além disso, para obter mais informações sobre vistoria de imóveis para locação, é só entrar em contato com o Engenheiro Civil de Londrina Gustavo Zampa. Ele terá o maior prazer em auxiliá-lo!

Engenheiro Civil de Londrina. Especialista em Estruturas e Patologias de Construção Civil, executa projetos estruturais e de fundação, bem como Laudos, Perícias e Pareceres, além de Execução de Obras. 

Jesus é meu Senhor e reina em minha vida!

Participe! Deixe um comentário.

Assine nossa newsletter

Se cadastre e receba conteúdos relevantes por email.