Levantamento Planialtimétrico – O Que é e Quais as Suas Vantagens

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Levantamento planialtimetrico importancia engenharia arquitetura DIFERENÇA IMPORTANCIA OQUE É COMO FAZER ONDE COMO FAZER VANTAGENS DESVANTAGENS PREENCHER

O levantamento Planialtimétrico é um trabalho super importante, pois permitem mapear e reconhecer a superfície de determinado terreno através de uma representação gráfica.

Enfim, trata-se de um conjunto de medições que tem como objetivo representar todos os acidentes geográficos e medidas importante em uma área.

Contudo, atualmente existem diversos tipos de levantamento planialtimétrico, ou topográfico, como também é chamado. Porém, são três os tipos são os mais usados em virtude da sua precisão.

Portanto, para conhecer mais sobre esse assunto, o que o o levantamento planialtimétrico, tipos e suas vantagens, é só continuar lendo. Pois elaboramos um post repleto de informações importantes para você!

Tipos de Levantamento Planialtimétrico

Enfim, como dissemos acima, existem 3 diferentes tipos de levantamento topográfico para que possa utilizar como serviço. Então, confira abaixo um pouco sobre cada um:

Levantamento altimétrico: o primeiro deles é o levantamento altimétrico, ou altimetria. Ele é usado para medir o relevo e a declividade de uma área.

Levantamento planimétrico ou planimetria: esse segundo tipo serve para as medidas horizontais, com a finalidade de delimitar o terreno.

Levantamento planialtimétrico: é sobre esse terceiro tipo que iremos nos aprofundar nesse artigo.

O Que é o Levantamento Planialtimétrico

O levantamento Planialtimétrico é um dos levantamentos mais completos que existe, pois ele se caracteriza-se pela união dos levantamentos altimétricos e planimétricos. Além disso, é uma descrição documentada com todos os detalhes de um terreno.

Uma Norma muito usada na topografia é a NBR 13133, afinal, ela estabelece condições e exigências para a execução do levantamento topográfico, com a finalidade de obter informações a respeito do terreno (relevo, área, limites, posicionamento, etc.).

Essas informações são usadas para a realização de estudos, execução de projetos básicos, bem como projetos executivos também.

Etapas do Levantamento Planialtimétrico

O levantamento planialtimétrico divide-se em duas etapas: o trabalho de medição de campo, e o desenho técnico da planta topográfica.

Contudo, a duração do trabalho varia muito de acordo com a quantidade de detalhes e o tamanho do terreno.

Medição de campo

Essa é a etapa onde obtemos todos os dados sobre o terreno, como as diferenças de nível, ângulos e medidas planas. Assim como também descreve as dimensões horizontais e a posição real do Norte.

Como se não bastasse, permite ainda a medição de detalhes como postes, bueiros, árvores e cercas. Enfim, todas as informações necessárias para o desenvolvimento da próxima etapa, que é o desenho técnico da planta topográfica.

Planta topográfica

Nessa etapa, é feita a representação gráfica de todos os dados obtidos na forma de um desenho técnico. Aqui, com toda a certeza, são usadas diversas normas técnicas como, por exemplo:

  • NBR 8196, para o emprego de escalas técnicas em desenho técnico;
  • NBR 8402, 8403 e 10126 para a execução de caracteres descrita,
  • NBR-10068 e NBR 10521 para folha de desenho, layout e dimensões e apresentação de folha de desenho técnico, e etc.

Enfim, existem diversas outras normas técnicas necessárias nessa etapa, pois ela é bem complexa. Além disso, exige muita precisão para se transmitir informações corretamente.

Aliás, esse é um trabalho muito importante. Desse modo, vale lembrar que deve ser realizado por um profissional devidamente registrado em seu conselho de classe. Além disso, também é preciso usar diversos instrumentos de precisão específicos.

Afinal, isso é essencial para identificar as medidas do terreno corretamente evitando assim futuros problemas em uma construção, afinal um simples erro pode colocar um projeto em cheque e até gerar prejuízos.

Para Que Serve o Levantamento Planialtimétrico?

O Levantamento Planialtimétrico completo oferece informações essenciais para diversas áreas. Assim, com todas as informações exatas sobre um terreno, é possível projetar casas, pontes, estradas, edifícios, estações de tratamento (ETE), barragens e complexos industriais.

Além disso, ele também facilita o trabalho do engenheiro civil e dos arquitetos durante a execução de uma construção.

Bem como também melhora a execução e a economia, já que apresenta as características do terreno para o projeto de construção.

Além disso, a prefeitura quase sempre exige o levantamento planialtimétrico para comprovar o perímetro do lote, ou para se inteirar de alguma modificação.

Dessa forma, o levantamento planialtimétrico é obrigatório. Afinal, não é recomendado iniciar qualquer construção ou reforma sem realizar antes esse trabalho de coleta de dados.

Sendo assim, com o levantamento concluído, é possível identificar os acidentes geográficos da área, permitindo assim uma construção mais segura e sem imprevistos.

Quanto ao preço, ele costuma variar de acordo com as dimensões do terreno. Contudo, por ser algo essencial em um processo de construção, que contribui para a correta execução dos trabalhos, garantindo maior confiabilidade, essa etapa apresenta um excelente custo benefício.

Considerações Finais Sobre o Levantamento Topográfico

Enfim, esta será uma pequena lista de alguns equipamentos frequentemente utilizados nos levantamentos topográficos em geral:

  • Estação total: é um aparelho eletrônico que mede ângulos e distâncias com alta precisão, emitindo laser para um prisma.;
  • Prisma: equipamento que reflete o sinal da estação total;
  • GNSS: sistema global de navegação por satélite, que gera coordenadas precisas através de dados geoespaciais transmitido por satélite,
  • Drones: estes geram dados através de imagens aéreas capturadas por câmeras.

Aliás, o uso de drones vem se popularizando nos trabalhos de topografia. Assim como também são usados com frequência para outros trabalhos também, como para inspeção de fachada predial.

Portanto, é um bom exemplo do emprego de novas tecnologias nessa área, pois oferece ajuda muito na execução dos trabalhos, gerando inúmeras vantagens como, por exemplo, imagens de alta qualidade, agilidade e eficiência

Afinal de contas, é bem mais rápido que os métodos tradicionais, principalmente em locais de difícil acesso. Além disso, tem baixo custo e altíssima precisão.

 

Quem faz o Levantamento Planialtimétrico?

O profissional mais indicado (e barato, por ser sua especialidade) que realiza tal serviço é o Topógrafo. Mas lembre-se, o mesmo deverá possuir registro no CREA e recolher a ART do serviço!

 

Você gostou do post? Então, deixe um comentário, e compartilhe o conteúdo com seus contatos!

Além disso, caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com o Engenheiro Civil de Londrina Gustavo Zampa. Ele lhe ajudará sanando as suas principais dúvidas.

Engenheiro Civil de Londrina. Especialista em Estruturas e Patologias de Construção Civil, executa projetos estruturais e de fundação, bem como Laudos, Perícias e Pareceres, além de Execução de Obras. 

Jesus é meu Senhor e reina em minha vida!

Participe! Deixe um comentário.

Assine nossa newsletter

Se cadastre e receba conteúdos relevantes por email.