Fiscalização de Obras e Sua Importância – Confira Tudo Aqui!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS DIFERENÇA IMPORTANCIA OQUE É COMO FAZER ONDE COMO FAZER VANTAGENS DESVANTAGENS PREENCHER

A fiscalização de obras é uma etapa essencial em qualquer projeto. Afinal de contas, na maioria das vezes, são muitos recursos envolvidos e muito trabalho.

Por isso, contar com profissionais devidamente habilitados é essencial. Afinal, dessa forma é possível garantir o devido cumprimento do que foi previamente estabelecido em contrato.

Enfim, quase sempre os trabalhos de construção civil se constituem a partir de vários projetos, altos investimentos e prazos muito bem determinados.

Dessa forma, costuma ser bem difícil para os construtores responsáveis, o controle de todas as etapas do projeto e execução da obra. Portanto, é essencial o uso dos sistemas de fiscalização de obras para garantir que os resultados dos serviços saiam de acordo com o planejado.

Por isso, se você quer saber sobre esse assunto, o que é fiscalização de obras, qual a sua importância e demais informações importantes a esse respeito, é só continuar lendo.

O Conceito de Fiscalização de Obras

A fiscalização de obras, como o próprio nome já diz, tem a função de fiscalizar todas as etapas de uma construção, desde o projeto de execução. Com a finalidade de garantir que os serviços sejam feitos conforme o solicitado, e dentro do prazo previsto.

O trabalho de fiscalização está definido na resolução n°1010 do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) como, “a atividade, a inspeção e o controle técnico e sistemático de obra ou serviço, com a finalidade de examinar se sua execução obedece ao projeto, as especificações e prazos definidos”.

Enfim, segundo a famosa Lei de Licitações n°. 8666, a fiscalização é um trabalho técnico profissional especializado, e envolve vários tipos de análise e verificação, de forma a identificar se uma construção tem irregularidades ou não.

Aliás, a grande vantagem da fiscalização de obras é a diminuição de retrabalhos. Afinal, essa é a principal causa de atrasos em uma construção.

Além disso, tem como responsabilidade, auxiliar no cumprimento do cronograma, e visando sempre a economia e a qualidade.

Do mesmo modo, a fiscalização de obras visa também a otimização dos ganhos. Bem como a diminuição das perdas durante a execução de um projeto. Por isso, todas as etapas passam por fiscalização.

Com isso, verifica-se a qualificação da mão de obra, a qualidade dos equipamentos, maquinário e ferramentas usados. Bem como a certificação dos materiais utilizados na construção.

Vantagens da Fiscalização de Obras

Enfim, a fiscalização de obras garante uma série de benefícios. Por isso, listamos alguns dos principais deles abaixo.

  • Qualidade: a fiscalização garante um rigoroso controle técnico nos processos de construção, como mão de obra, ferramentas, etc.
  • Cumprimento de prazos: com mão de obra especializada, os eventuais problemas são rapidamente solucionados.
  • Economia: ocorre pelos mesmos motivos acima, mas também quando uma empresa respeita todas as normas e trabalha de forma sustentável, o resultado é a economia.

Fiscal de Obras

Então, iremos conhecer agora alguns detalhes a respeito do trabalho do fiscal de obra, assim como a sua participação em todas as etapas da construção.

Novamente citando a Lei n°. 8666, a respeito de suas diretrizes para a escolha do fiscal mais adequado para uma obra, é definido que deve ter um registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), no devido estado onde a construção está localizada.

Segundo o CONFEA, o fiscal de obra é responsável pela inspeção técnica, pelo controle e por conferir se as normas estão sendo devidamente seguidas.

Então, além do panorama técnico, o fiscal também precisa ter conhecimento sobre a legislação referente a engenharia civil.

Portanto, sobre as funções e as atividades de um fiscal, existem alguns escopos que esse profissional pode seguir no momento da fiscalização. Por isso, listamos abaixo alguns exemplos de atividades possíveis:

  • O fiscal deve exigir de forma integral o cumprimento das obrigações estabelecidas no contrato;
  • Além disso, ele também deve visitar com frequência o local da obra, para verificar o andamento dos trabalhos de maior complexidade;
  • Eventualmente, também deve manter diversos tipos de registros. Eles devem ser atualizados com base no andamento da obra, descrevendo os detalhes de todas as suas etapas. Por exemplo, formação do alicerce, impermeabilização da laje, etc.;
  • É necessário que o fiscal solicite os adiantamentos contratuais. Além de acréscimos financeiros e outros serviços necessários para a execução da obra;
  • Caso haja falhas ou erros, o fiscal também deve tomar providências contratuais, com a finalidade de resolvê-los,
  • Dentre outros…

Assim, ao observarmos essa lista, vemos que o trabalho do fiscal carrega uma grande responsabilidade. Principalmente pelo fato de que ele registra todas as informações referentes às etapas, e a execução da obra.

Etapas do Trabalho de Fiscalização de Obras

Portanto, veremos abaixo a participação do fiscal de obra do início ao fim da construção.

Especialmente quando se trata de obras públicas, onde sua abrangência se estende, por exemplo, em examinar AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que garante o funcionamento da obra até sua finalização.

Então, acompanhe abaixo todos os detalhes sobre as etapas do trabalho de fiscalização de obras:

A fiscalização no início da obra

Nesse primeiro momento, o fiscal de obras atua com o conhecimento do contrato entre o órgão público e a empresa contratada.

Assim, o primeiro trabalho do fiscal na obra está em copiar e arquivar a documentação. A partir daí, ele cuidará também da sua atualização.

Além disso, o fiscal também possui um cronograma físico-financeiro, a ART (anotação de responsabilidade técnica) e ordens de serviços.

Durante a execução da obra

É nesse momento que a fiscalização d obras realmente acontece, onde são feitas as visitas técnicas. Principalmente em trabalhos de grande complexidades e importância.

O fiscal encarrega-se de desenvolver relatórios sobre as etapas da construção. Para isso, ele realiza medições, comunica-se com os responsáveis pela obra e toma as devidas providências a respeito de multas tomadas.

Nesse ponto a fiscalização de obras também demonstra sua importância. Afinal de contas, o fiscal pode paralisar a obra caso encontre irregularidades. Ou pode ainda solicitar o reparo de trabalhos que não estavam previstos em contratos, ou que não foram feitos.

O fim da obra

Aqui será feita a fiscalização de itens como;

  • Se todos os trabalhos em conjunto estão bem feitos;
  • Aprovação dos desenhos de como tudo foi construído;
  • Desenvolvimento do relatório final,
  • E a elaboração do contrato de encerramento.

O contrato de encerramento também é conhecido como termo de recebimento definitivo. Com a emissão deste, a empresa contratada ficará responsável pela manutenção posterior desse futuro imóvel.

Enfim, através da fiscalização, podemos perceber que uma obra tem sistemas burocráticos e práticos, e que um depende do outro, onde o fiscal garante o pleno andamento desses.

Voltamos então aos principais objetivos da fiscalização que, quando é bem feita traz muitos benefícios, como citamos acima.

Então, essas são as principais considerações a respeito de fiscalização de obras, e sua real necessidade.

 

Você gostou desse post? Então, deixe seu comentário e compartilhe o conteúdo.

Se quiser saber mais a respeito de fiscalização de obras, ou outros assuntos ligados à sua obra, entre em contato com o Engenheiro Civil de Londrina Gustavo Zampa. Ele está sempre pronto para lhe ajudar!

Engenheiro Civil de Londrina. Especialista em Estruturas e Patologias de Construção Civil, executa projetos estruturais e de fundação, bem como Laudos, Perícias e Pareceres, além de Execução de Obras. 

Jesus é meu Senhor e reina em minha vida!

Participe! Deixe um comentário.

Assine nossa newsletter

Se cadastre e receba conteúdos relevantes por email.